< Voltar

Torre de Palma Wine Hotel de portas abertas

O Torre de Palma Wine Hotel, unidade hoteleira de cinco estrelas localizada junto à aldeia de Vaiamonte, em Monforte, abriu, ontem, oficialmente as suas portas ao público. Aqui, os espaços da histórica herdade ganham nova vida turística.

Assinado pelo arquitecto João Mendes Ribeiro e com decoração de Rosarinho Gabriel, este empreendimento turístico tem como inspiração o modo de vida da população das vizinhas ruínas romanas de Torre de Palma, baseado na criação do cavalo lusitano e na produção de vinho, que é o mote desta unidade hoteleira.

Com 19 unidades de alojamento, no Torre de Palma Wine Hotel os espaços da histórica herdade ganham nova vida: as antigas casas dos ganhões transformam-se em oito suites; o anterior armazém é agora um loft rural com cinco quartos; o antigo celeiro ganha cinco quartos; e acresce ainda a suite principal.

Nesta unidade hoteleira estão também em destaque espaços como a adega, restaurante Basilli, a zona SPA e salas de saúde e bem-estar, capela, espaços corporate e para eventos, o picadeiro e horta biológica.

Fortemente ancorada num vasto leque de experiências, a estada nesta unidade hoteleira pretende levar o turista a descobrir os segredos do Alentejo genuíno.

 

Entre as ofertas destacam-se os programas de aventura e cultura com actividades aquáticas, passeios de balão ar quente, passeios históricos e culturais pelas aldeias, vilas e cidades alentejanas, passeios de jipe, trilhos de btt e passeios de moto 4.

A natureza e a oferta do Alto Alentejo é também um dos enfoques destas experiências com Natureza visitas à Coudelaria de Alter Real e passeios a cavalo, falcoaria e workshops, birdwatching, observação de estrelas e trilhos pedestres por Torre de Palma.

Com a gastronomia e vinhos a serem o ex-líbris do Torre de Palma Wine Hotel, os jantares vínicos no restaurante Basilii, as provas de vinhos, os workshops vínicos, a vindima, os atelies de gastronomia alentejana e workshops de agricultura biológica são algumas das opções ao dispor do hóspede.

 

Além da unidade hoteleira, o projecto Torre de Palma envolve ainda a criação de uma marca de produtos, que visa promover o que de melhor há no Alentejo. O vinho será aqui o grande destaque, com assinatura do enólogo Luís Duarte. Vinha, adega, sala de barricas, sala de provas, zona de produção e diversas actividades recreativas e culturais em torno do vinho fazem deste o ex-líbris de Torre de Palma. Os primeiros passos deste projecto vínico foram dados em 2011, com um vinho produzido e seleccionado para assinalar 2014 como ano da inauguração do Torre de Palma Wine Hotel.

A marca Torre de Palma contará também no seu portefólio com azeite, enchidos, queijo, mel, compotas, produtos de saúde e beleza que, além de estarem à venda em vários pontos comerciais, estarão em destaque na loja localizada na unidade hoteleira.

O projecto Torre de Palma tem como objectivo valorizar o Alto Alentejo e criar valor acrescentado para uma região ainda por descobrir, de acordo com os seus mentores Ana Isabel Rebelo e Paulo Barradas Rebelo, presidente da farmacêutica Bluepharma.

Este projecto criará cerca de duas dezenas de postos de trabalho directos e com vários fornecedores e colaboradores externos, com primazia para as pessoas do local. O investimento global de seis milhões de euros, comparticipados com apoios ao abrigo do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), Turismo de Portugal e InAlentejo.

Os mentores Ana Isabel Rebelo e Paulo Barradas Rebelo revelam que “temos uma forte ligação familiar a esta zona do País, mas apaixonámo-nos por completo por Torre de Palma quando, do seu cimo da torre, vimos a beleza do pôr-do-sol. Como somos pessoas de projeto, inspirados na história desta zona e na própria história desta herdade, cuja origem remonta o ano de 1338, quisemos devolver-lhe toda a sua magia e criar aqui um empreendimento único no Alto Alentejo, uma zona com um enorme potencial turístico”.